A mulher e seus lugares: o gozo feminino na contemporaneidade – Seminário 09/05

Após trabalharmos o corpo, a moral, a identidade e a escolha objetal é hora de falarmos do feminino. Que lugar o feminino ocupou na cultura e na psicanálise? Sabemos que para Simone de Beauvoir, ninguém nasce mulher, torna-se mulher. Para Lacan, “A mulher” não existe, por isso precisa ser contada uma a uma, nunca em uma generalização. Mas com os avanços das discussões do século XX, quando podemos falar de generalização? Não vimos que a própria sexualidade carece sempre de ser inventada? E como nossa sociedade lida hoje com os novos arranjos do feminino? Para Miller, para quem o mundo vive atualmente um momento de feminização, toda cultura pode ser pensada como maneiras de conter o “gozo feminino”. Mas o que a psicanálise chama de gozo feminino e como ele se relaciona com a cultura contemporânea?
.
Eis algumas perguntas que sustentarão o tema do próximo encontro do Seminário “Moral Sexual Civilizada no século XXI”: “A mulher e seus lugares: o gozo feminino na contemporaneidade”.
.
Para o debate usaremos o texto de Lacan “Diretrizes para um Congresso sobre a sexualidade feminina” (presente em seu livro Escritos) e o texto de nossa colega Maria Célia Saraiva Martins Lanna, “A mulher e o feminino: um gozo não-todo regido pela lógica fálica” (inédito).

Também será interessante a leitura do texto de Maria Rita Kehl, “A mínima diferença”, já anexado no blog do CEPP.

Nos vemos no sábado dia 09 de maio às 10h na sede do CEPP.

Att.

Beto Oliveira

Coordenador do CEPP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: