Orientação e escolha sexual: qualquer objeto não é um objeto qualquer – Seminário 25/04

No último encontro começamos a abordar a questão da identidade de gênero na contemporaneidade. Vimos que a contemporaneidade demanda da psicanálise algumas revisões em busca de encontrar novas respostas para o problema da sexualidade e que não podemos recuar diante dos novos desafios.
.
Neste sábado, dia 25 de abril, abordaremos o tema: “Orientação e escolha objetal: qualquer objeto não é um objeto qualquer“.
.
Apesar das vagas estarem esgotadas, divulgo aqui o filme que usaremos como suporte para nosso debate a fim de que outros colegas, mesmo que não participem presencialmente do evento, possam acompanhar nossa discussão que culminará em uma Jornada sobre a “Moral Sexual Civilizada no Século XXI” – prevista para o segundo semestre de 2015.
.
Solicitamos que os participantes assistam ao filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, para fazermos não apenas um debate sobre a construção das escolhas objetais como também uma recuperação dos temas abordados até agora: “corpo utópico”, “moral sexual civilizada” e “identidade de gênero”. Penso que o filme é ótimo para discutir tudo isto, já que aborda um adolescente em plena construção de sua sexualidade, construção essa feita às cegas, como na verdade, sempre fazemos. Não exibiremos o filme no dia do encontro, por isso os participantes devem assistir ao filme em casa.
.
Para enriquecer ainda mais o debate sugiro a leitura do capítulo “Back in Bahia”, do livro “Verdade Tropical”, do Caetano Veloso.
.
Bom filme, boas leituras e bom trabalho a todos.
Nos vemos sábado, dia 25, às 10h na sede do CEPP.
.
Abraços
Beto Oliveira
Coordenador do CEPP
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: