Artigo “Redesenhando o menino: o real, o imaginário e o simbólico em Clarice Lispector”

claricePublicado na revista “Psicanálise e Barroco em revista” (UNIRIO) artigo de Humberto Oliveira (coordenador do CEPP) a partir do conto da escritora Clarice Lispector: “Menino a bico de pena”.

O conto foi tema de abertura do seminário “O (que) saber da criança no século XXI?”, realizado no CEPP no primeiro semestre de 2014. Agradecemos muito aos participantes do seminário (colegas, alunos e parceiros) pelas trocas que ampliaram a leitura do texto ajudando-nos a pensarmos o processo de subjetivação da criança segundo a teoria do psicanalista francês Jacques Lacan.

Aproveitamos aqui as palavras do Editorial da revista que resume de forma interessante o trabalho:

“O artigo “Redesenhando o menino: o real, o imaginário e o simbólico em Clarice Lispector”, de Humberto Moacir de Oliveira, discute o processo de subjetivação em suas vertentes real, simbólica e imaginária a partir do conto “Menino a bico de pena”, da escritora e jornalista Clarice Lispector. Os registros sugeridos por Lacan para pensarmos o sujeito (real, simbólico e imaginário) serão destacados e analisados a partir de três elementos fundamentais do conto: o menino, o retrato de O Menino e a mãe. A análise do conto encontra-se impregnada pela arte da escritora que revela sutilmente os sacrifícios e as possibilidades envolvidas na passagem de uma pura existência ao que ela chama de vida”.

Aos interessados, o artigo “Redesenhando o menino: o real, o imaginário e o simbólico em Clarice Lispector” está disponível em versão eletrônica da revista “Psicanálise e Barroco em revista”, Volume XII, n. 01: http://www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista/revistas/24/PeBRev24_09_Oliveira.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: