Seminário CEPP (último encontro dia 31 de maio)

Imagem
No próximo sábado, dia 31 de maio, às 10h, encerraremos nosso Seminário “O (que) saber da criança no século XXI?”. Nesse último encontro tentaremos responder à pergunta: a adolescência passa? Para isso, nos inspiraremos na biografia da paciente atendida por Freud no início do século XX que ficou conhecida como a Jovem Homossexual.
.
A pedido de seus pais, Sidonie Csillag – pseudônimo escolhido pelas biógrafas Ines Rieder e Diana Voigt – procura o Dr. Freud após uma grave tentativa de suicídio que quase lhe tira a vida. O curto tratamento com Freud, suas três tentativas de suicídio, os grandes amores que teve e as inúmeras viagens feitas em seus 100 anos de vida, são narrados no livro Desejos Secretos: a história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud.
.
“Mas, internamente, Sidonie [então com 34 anos] está tão transtornada como uma garota de dezessete anos. Nada mudou, as batidas do coração, a excitação e a alegre expectativa de encontrar uma mulher adorada ainda são as mesmas, e Sidonie está feliz por não ter perdido essa efervescência após tantos anos. “Sempre sentirei isso”, pensa, com prazer”.
RIEDER, I. & VOIGT, D, 2008, p.205.
.
De fato, a última paixão de Sidonie é aos 96 anos.
Abraços e até sábado.
Beto Oliveira
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: