Seminário CEPP (sábado, 29 de março, às 9h)

Atenção pessoal, esse fim de semana retomaremos o Seminário “O (que) saber da criança no século XXI?”. O tema desse encontro será “O saber da criança e o saber d’A Ciência”. E para fomentar a discussão partiremos do filme Ladrão de Sonhos, de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro.

Deixo, desde já, um aforismo do filólogo e filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), que rompendo com a tradição platônica do conhecimento nos sugere e apresenta um saber alegre, faceiro, gaiato e, por que não, infantil:

O intelecto é, naImage grande maioria das pessoas, uma máquina pesada, escura e rangente, difícil de pôr em movimento; chamam “levar a coisa a sério”, quando trabalham e querem pensar bem com essa máquina – oh, como lhes deve ser incômodo o pensar bem! A graciosa besta humana perde o bom humor, ao que parece, toda vez que pensa bem; ela fica “séria”! E “onde há riso e alegria, o pensamento nada vale”: – assim diz o preconceito dessa besta séria contra toda “gaia ciência”. – Muito bem! Mostremos que é um preconceito.

NIETZSCHE, 1881-1882, §327, A gaia ciência

 Mando também o link de um artigo da Revista Carta Fundamental sobre o movimento cultural Slow, criado, curiosamente, nos E.U.A., mesmo país que propôs o fim do ensino da letra cursiva no estado de Indiana – enfim, acho que temos nesse movimento uma boa resposta.

http://www.cartafundamental.com.br/single/show/168

O modo como o líder desse movimento americano descreve a criança lembra um pouco a filosofia trágica do filósofo mencionado: “um filho não é um projeto, é uma trajetória”.

Aguardo vocês sábado, dia 29/03/14.
Mas não se esqueçam, dessa vez nos reuniremos às 9h e, para não termos dificuldades com o tempo, procurarei ser bem pontual, por isso peço que cheguem 10 ou 5 minutos mais cedo no mesmo endereço (sede do CEPP, rua Euclides da Cunha, 62, Cidade Nobre).

Abraços
Beto Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: