Editorial 2013

Editorial

É com muito entusiasmo que o CEPP retoma suas atividades em 2013.

No ano passado, o eixo temático escolhido foi “Sintoma e Laço Social”, tema que orientou nossos Seminários Internos e Externos e alguns dos nossos eventos. Em 2013 elegemos como título norteador do nosso programa “Ⱥ POLÍTICA DA PSICANÁLISE E A CIÊNCIA”. Optamos por grafar o artigo que antecede a política psicanalítica com a mesma barra que Lacan propõe que seja usada na escrita do Outro barrado, isso porque apostamos que a psicanálise é um discurso que não apenas admite a falta como coloca o furo no cerne de sua política e o reconhece como imanente a todo processo de linguagem. Visamos com isso sustentar nossas discussões mais em torno da forma de operar da psicanálise, ou seja, sua política de transmissão e transferência de trabalho, do que na imposição de um saber doutrinário sobre o contemporâneo que nos desafia. Pretendemos com esse novo tema e abordagem, prosseguir nossa discussão sobre o laço social na contemporaneidade, assim como incluir em nosso debate a participação do corpo nos sintomas contemporâneos e o lugar das neurociências, do medicamento e do diagnóstico nos dias de hoje.

Para isso daremos continuidade aos nossos Seminários introdutórios de Metapsicologia e Segunda Tópica Freudiana e lançaremos um novo Seminário que aborda nosso tema anual: “Ⱥ POLÍTICA DA PSICANÁLISE E A CIÊNCIA”. Além dos Seminários citados, contaremos com o grupo de Conversação Clínica sobre àlcool e outras drogas oferecido a trabalhadores de instituições que se autorizam a tratar e/ou reduzir os efeitos causados pela dependência de drogas. Outros eventos tradicionais do CEPP, como Literatura Comentada, Encontro Marcado e Cinema Comentado serão divulgados em ocasião oportuna. Todo o trabalho desse ano pretende culminar em mais uma Jornada do CEPP a ser realizada no segundo semestre de 2013.

São muitos os projetos e o CEPP se alegra de contar a cada ano com novos membros, interlocutores, ouvintes e participantes, para que o debate da Psicanálise mantenha-se cada vez mais vivo no Vale do Aço.

Assim, convidamos a todos a participar da nossa programação, acessando nossos endereços na internet (ceppvaledoaco.wordpress.com e http://www.facebook.com/cepp.valedoaco?fref=ts), acompanhando nossa agenda, participando dos Seminários e eventos e ajudando na divulgação de nosso trabalho.

Um ótimo semestre a todos!

Humberto Moacir de Oliveira
Coordenador do CEPP

Consulte nossos Seminários em 2013 no link à esquerda (Agenda) e nos ajude na divulgação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: