EDITORIAL 2011 / 2o Semestre

No segundo semestre de 2011, o CEPP retoma suas atividades ainda mais motivado devido às boas repercussões da Jornada do semestre passado e dos trabalhos realizados ao longo do ano.

“A Psicanálise na Contemporaneidade” continua sendo o eixo temático de nossas pesquisas, sem que com isso abandonemos o retorno à Freud, tão insistentemente recomendado por Lacan. Dessa forma, vamos avançar nossos estudos sobre os problemas da atualidade, sempre sustentando-nos nos principais conceitos psicanalíticos e suas articulações com outros saberes.

Revisitaremos, assim, as pesquisas de Freud e Lacan, e buscaremos acompanhar as discussões mais atuais sobre os novos sintomas, questionando o que o mundo atual nos apresenta de realmente novo e o que a psicanálise tem a dizer sobre as novas modalidades de gozo. Dentre os sintomas contemporâneos que nos preocupa, destacaremos mais uma vez o problema da toxicomania, tema de nossa última Jornada, e avançaremos rumo às outras manifestações sintomáticas.

O importante é que continuemos nossas pesquisas e nossa luta não apenas em busca de novas respostas, mas, principalmente, de novas perguntas.

Que o trabalho continue!

 

Humberto Moacir de Oliveira

Coordenador do CEPP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: