Seminário Metapsicologia Freudiana

Prezados membros do Segundo Módulo do Seminário de Metapsicologia Freudiana do CEPP,

Como antecipado em e-mail anterior, daremos prosseguimento aos nossos estudos discutindo esse semestre a virada que acontece na teoria psicanalítica a partir do ano de 1920, ano em que Freud sugere um funcionamento mental derivado da natureza mais íntima das pulsões que pode ser suficientemente forte para desprezar o princípio de prazer.

O objetivo esse semestre é pesquisarmos como a concepção de algo mais além do princípio do prazer pode trazer novas contribuições à prática e à teoria psicanalítica, sem no entanto, invalidar as contribuições freudianas anteriores, mas, pelo contrário, enriquecê-las.

Para tal empreitada, nada mais natural do que começarmos nossos estudos a partir do texto que inaugura essa nova nomenclatura e essa nova era freudiana, o artigo “Além do princípio do prazer”, retirado do volume XVIII das Obras Completas de Freud, Edição Standard.

Portanto, nesse próximo sábado, dia 19 de março de 2011, recomeçaremos oficialmente nosso seminário com o objetivo de, primeiramente, resgatar o que vem a ser o Princípio de Prazer sugerido por Freud e já estudado no semestre passado para ainda nesse encontro começarmos a pensar os avanços a partir do texto de 1920.

 Um abraço e bom retorno a todos

Humberto Moacir de Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: