Seminário CEPP (sábado, 29 de março, às 9h)

Atenção pessoal, esse fim de semana retomaremos o Seminário “O (que) saber da criança no século XXI?”. O tema desse encontro será “O saber da criança e o saber d’A Ciência”. E para fomentar a discussão partiremos do filme Ladrão de Sonhos, de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro.

Deixo, desde já, um aforismo do filólogo e filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), que rompendo com a tradição platônica do conhecimento nos sugere e apresenta um saber alegre, faceiro, gaiato e, por que não, infantil:

O intelecto é, naImage grande maioria das pessoas, uma máquina pesada, escura e rangente, difícil de pôr em movimento; chamam “levar a coisa a sério”, quando trabalham e querem pensar bem com essa máquina – oh, como lhes deve ser incômodo o pensar bem! A graciosa besta humana perde o bom humor, ao que parece, toda vez que pensa bem; ela fica “séria”! E “onde há riso e alegria, o pensamento nada vale”: – assim diz o preconceito dessa besta séria contra toda “gaia ciência”. – Muito bem! Mostremos que é um preconceito.

NIETZSCHE, 1881-1882, §327, A gaia ciência

 Mando também o link de um artigo da Revista Carta Fundamental sobre o movimento cultural Slow, criado, curiosamente, nos E.U.A., mesmo país que propôs o fim do ensino da letra cursiva no estado de Indiana – enfim, acho que temos nesse movimento uma boa resposta.

http://www.cartafundamental.com.br/single/show/168

O modo como o líder desse movimento americano descreve a criança lembra um pouco a filosofia trágica do filósofo mencionado: “um filho não é um projeto, é uma trajetória”.

Aguardo vocês sábado, dia 29/03/14.
Mas não se esqueçam, dessa vez nos reuniremos às 9h e, para não termos dificuldades com o tempo, procurarei ser bem pontual, por isso peço que cheguem 10 ou 5 minutos mais cedo no mesmo endereço (sede do CEPP, rua Euclides da Cunha, 62, Cidade Nobre).

Abraços
Beto Oliveira

Deixe um comentário